As Armas da Persuasão - Blog Conectabem

Nós estamos vivendo em um mundo que está a cada dia mais acelerado e regido pelos mais diversos avanços na tecnologia.

E diante disso tudo nosso cérebro é diariamente bombardeado por um fluxo intenso de informação que a cada minuto só se multiplica.

Dessa forma somos impelidos a poupar energia para as atividades mais importantes, e assim utilizamos geralmente alguma abordagem rápida. Trata-se de um atalho.

Geralmente fazemos uma escolha com base em uma única informação que a temos como confiável. E em muitos casos esse atalho de fato nos conduz no caminho das melhores escolhas.

Mas nem tudo é um mar de rosa e nesse caminho pode existir problemas: É que esses atalhos também nos fazem ser pessoas vulneráveis em relação àquelas que dominam, que são os profissionais da persuasão.

Esses profissionais são capazes de obter qualquer coisa das pessoas, quer seja uma simples palavra de sim, ou até mesmo nosso suado dinheiro. E isso acontece mesmo se nós não estivermos dispostos a conceder estas coisas.

A questão é que eles utilizam das famosas armas da persuasão aumentando assim as suas chances para o sucesso.

Na sequência conheceremos aquelas que são as 4 armas da persuasão mais poderosas para conduzir você atingir o sucesso.

A reciprocidade

Desde muito tempo essa tem sido uma das regras mais básicas da sociedade. É como se houvesse na prática uma obrigatoriedade de você retribuir alguma coisa que recebeu de uma pessoa.

A questão aqui é que esta regra nos tornam pessoas vulneráveis. Dessa forma trata-se de uma arma eficaz quando a gente dar alguma coisa antes de pedir outra em retribuição.

Essa regra também pode ser utilizada em conjunto com o que chamamos de rejeição seguida de recuo: Imagine uma pessoa no supermercado oferecendo amostras grátis de um refrigerante, e você até experimenta mas em seguida não pretende comprar.

A promotora te oferece 2 latas da bebida e você se sente pressionado a comprar mas ainda se recusa. Então você está de frente da rejeição.

Como recuo a promotora te oferece apenas uma lata. Então dessa forma mesmo que você não tenha se agradado da bebida decide comprá-la.

A coerência e o compromisso com suas palavras e ações

Em uma determinada praia foi realizado um estudo. A princípio uma pessoa deixava um rádio sobre as areias e ia pular na água, e depois disso um ladrão falso roubava o aparelho.

Nesse caso apenas 20% das pessoas que tinham visto agiu em relação à situação.

Mas por outro lado quando o proprietário do aparelho pedia que alguém tomasse conta do mesmo, então 95% das pessoas reagiu ao roubo.

A justificativa para isso é que grande parte das pessoas querem ser coerentes com suas palavras e ações. E embora isso seja um valor alto para a sociedade, o problema é que nos deixa vulneráveis.

Imagine que você decidiu comprar um automóvel por um determinado preço. Mas após ter dito ao vendedor que compraria, este informou que esqueceu de acrescentar um item no carro e por conta disso o automóvel aumentou um pouquinho no preço.

Como você já deu sua palavra, então não retornará e irá comprar o carro.

O princípio da aprovação social

Quando estamos diante de situações incertas ou até mesmo novas, temos a tendência de fazer conforme a maioria das pessoas fazem. Isso é chamado de princípio da aprovação social.

E ele é perfeitamente encaixado quando estamos diante de momentos de insegurança e incerteza, o que faz dele um princípio poderoso de persuasão.

Exemplo disso você vê quando decide comprar algum produto através da internet. Primeiramente dá uma olhada nas avaliações feitas por outras pessoas.

Então é observado tanto as palavras da avaliação quanto à quantidade de pessoas avaliando como fatores ainda mais decisivos para efetuar a compra do produto.

A atenção e a similaridade

Quando a gente conhece, admira ou até mesmo gostamos de uma pessoa temos a tendência de sempre dizer sim para esta em todas as situações.

Um estudo realizado comprovou que ao anunciar um produto voltado para o público masculino, se junto dele acrescentar a figura de uma mulher, impactará positivamente o processo de vendas.

A questão aqui é que as pessoas nesse caso associarão a beleza e as sensações boas com as vantagens de utilizar aquele produto.

É por esta razão que os comerciais que apresentam cervejas, carros, perfumes e outros do gênero estão sempre associados com figuras de belas mulheres.

Outra tática é quando um vendedor faz perguntas sobre você e em um passe de mágica ele também diz que possui as mesmas características que a sua: Nasceu no mesmo mês que o seu, torce para o mesmo time ou estudou na mesma escola que a sua.

Dessa forma, as chances de ele obter um sim de sua parte na compra de um produto serão bem maiores.