Roube Como um Artista - Blog Conectabem

O livro Roube Como um Artista escrito por Austin Kleon é um manual de como ser criativo neste mundo digital.

A ideia do livro e colocar os leitores de frente com a sua criatividade e o seu lado artístico, e dessa forma ser autêntico em suas ações.

As coisas não são totalmente originais

Muitas pessoas saem por aí dizendo que só ainda não abriram um negócio próprio porque ainda não foram inspiradas o suficiente para ter uma ideia 100% original.

Essa questão também observamos em outras pessoas que procuram criar algum estilo que seja 100% original em outras vertentes da vida, como na moda, nos esportes, na arquitetura e em muitas outras.

A ideia é que você não deve tentar ser 100% original, pois isso será como quebrar a sua criatividade.

Basta observar que todas as ideias atualmente vistas foram geradas a partir de outras ideias. Tente compreender essa questão tomando como exemplo um jogador de futebol de grandes habilidades. Observer que as suas estratégias foram inspiradas em outros esportistas, e estes também se inspiraram em outros.

Essa mesma questão é encontrada em todas as áreas do saber, e também nos negócios: Tudo e todos buscam inspiração em outras pessoas e em outras ideias.

A questão é que na maioria das vezes não sabemos quais são as fontes que foram retiradas aquelas ideias, e por esta razão temos o falso pensamento de que aquele estilo é totalmente original.

Roube como um artista

Ao agir dessa forma você certamente tira de sobre si aquele grande peso da necessidade interna de agir 100% original. É aqui onde você para de tentar iniciar um negócio com ideias do além, e passa a se inspirar nas ideias de outras pessoas.

Observe que em nenhum momento estamos induzindo a você copiar o trabalho de alguma pessoa, mas sim, estamos falando da necessidade de se inspirar nas ideias delas.

É interessante destacar que se você quer iniciar um negócio, não procure reinventar a roda, então o que você deve fazer é: Pegar aquilo que o seu concorrente faz de melhor, junte com aquilo que outro concorrente elabora de bom e adicione outras ideias de grandes pessoas.

A questão aqui é se inspirar em grandes negócios e a partir daí você fará surgir alguma coisa nova, que na essência é original.

Tenha em mente que quanto mais ideias você roubar como um artista, mais original você será. Mas vá mais longe ainda: roube além das ideias, a sua forma de pensar.

Desse modo você enxergará o mundo da mesma forma que estas pessoas enxergam e assim se inspirar e terá brilhantes ideias tais quais as deles.

A dica é que você mantenha sempre um bloco de anotações para registrar os furtos, e essas anotações podem ser fisicamente em folhas de papel, ou mesmo digitalmente.

Nesses locais, você deve fazer a transcrição de frases que te inspiram, guardar imagens que te trazem alguma ideia, e vai anotando os pensamentos que lhe forem surgindo.

Também poderá guardar conversas, e registrar alguma coisa nova que você viu e que vale muito a pena roubar. Coloque tudo em seu bloco de anotações de registros de furtos.

É através do fracasso que você descobre o seu estilo

Possuímos uma característica de grande utilidade: Nós somos incapazes de copiar uma pessoa de forma total. Para perceber isso, faça um teste.

Procure copiar alguma pessoa que você busca inspiração nela, e logo perceberá que você não consegue ser exatamente igual a ela. A questão aqui é que por mais que você tente, será sempre diferente dela, sempre será você mesmo.

Isso significa que você é uma pessoa única, e quando tenta copiar outra pessoa, você fracassa nesse empreendimento, mas por outro lado descobre que criou um estilo único baseado em sua personalidade e formas de ver o mundo.

A ideia é que você entenda isso como a criação de uma identidade sua e procure explorar os pontos que você fracassa quando pretende copiar alguma pessoa inspiradora.

Mantenha o seu Hobby

A maioria das pessoas quando buscam criar alguma coisa abrem mão dos seus hobbies para se dedicar um tempo maior ao trabalho. Mas essa ação não deve ser feita.

Porque dessa forma você passará a sentir cada vez mais falta daquilo que você gosta de fazer e será como um empecilho para fazer fluir a sua criatividade.

Tenha em mente que ter um hobby é de fundamental importância e que induz a sua criatividade, uma vez que este é a sua paixão que alimenta a sua mente e o seu corpo.

Não faça críticas a você mesmo por deixar por alguns momentos o seu trabalho de lado e se dedicar ao seu Hobby. Observe que o hobby não subtrai mas ele dá um sentido a mais à sua vida.