Poder e Manipulação - Blog Conectabem

Poder e Manipulação

O livro Poder e Manipulação apresenta aquelas 20 lições consideradas as mais valiosos e constantes no clássico O Príncipe de Maquiavel.

O livro traz um conteúdo adaptado às formas de interpretação do mundo moderno, visto que o clássico O Príncipe de Maquiavel sempre foi considerado muito polêmico, o que justifica sua adaptação na atualidade.

É importante destacar que este livro é muito mais que apresentar as ferramentas mais valiosas para aquelas pessoas que estão numa posição de poder, mas também, apresentar aquelas lições mais valiosas para a compreensão do mundo atual.

A ideia é entender o mundo como ele realmente é e não como ele aparenta ser, além do que ensinar a se defender também das manipulações.

Na sequência, listaremos quatro das grandes 20 lições valiosas.

1. Esteja sempre junto das pessoas mais magníficas e mais forte que sua pessoa e receba os créditos.

Steve Jobs foi um dos grandes empreendedores que trouxe ao mundo muitas ideias brilhantes. Apesar disso é possível observar que ao longo de toda sua trajetória, Steve Jobs utilizou muito da manipulação.

Além disso, ele chamou todos os holofotes para sobre si e manteve os créditos pela criação do Macintosh. Mas é importante destacar que não foi Jobs quem elaborou grande parte do trabalho.

Ele também recebeu um referenciamento da Pixel, mas outras pessoas foram quem de fato elaborou e deu asas a esta empresa de sucesso.

Outros exemplos são aplicados para o iPod, o iPhone e o iPad. Mais uma vez Jobs usou da manipulação e ficou com os créditos de outras pessoas.

Jobs sempre utilizou desse artifício da manipulação e ficava próximo de pessoas que eram brilhantes e que executavam tarefas muito melhor do que ele. Porém, quem apresentava as descobertas era ele e por conta disso acabava ficando com os créditos.

2. Para as boas ações você deve assumir as responsabilidades, e por outro lado, se esquivar da responsabilidade pelas más ações.

Comece observando como as empresas que se destacam no mercado reagem diante das ações positivas e das ações negativas.

É um fato que sempre que estão envolvidas em algo que é muito bom, como as ações solidárias por exemplo, o nome da empresa é o que é divulgado.

Porém, quando existem ações negativas, como os sistemas de corrupção, a empresa se esquiva e diz que não tem responsabilidade nenhuma sobre isso. Jogam a culpa sobre algumas pessoas e avisam que elas serão afastadas e que medidas penais e administrativas serão tomadas.

Observe que esta relação entre assumir o lado bom da coisa e se esquivar do lado ruim, também acontece no meio da política.

3. É necessário estar atento às ações de solidariedade, visto que por detrás delas existem as maldades das pessoas.

É um fato que o mundo sempre foi regido pela aparência e como desenvolvimento da tecnologia e o advento das redes sociais, essa afirmação se tornou ainda muito mais palpável.

Observe que em toda a história da humanidade nunca houve tamanha preocupação e engajamento da sociedade nos trabalhos voluntários, e observamos isso claramente nas relações dentro das redes sociais.

A questão é que as pessoas pensam que podem parecer ainda muito mais legais e bondosas quando agem dessa forma. Mas, então por qual motivo se faz o trabalho voluntário? É para ajudar as pessoas ou para que elas pensem que você é bom e legal?

As pessoas que possuem poder também agem dessa forma. Veja o caso dos filantropos que são vistos como bonzinhos porque compartilham as suas riquezas com as pessoas.

Mas as pessoas não param para pensar de que forma os filantropos conseguiram adquirir tamanha riqueza. Como que uma pessoa boazinha no mercado tão competitivo conseguiria manter tamanha riqueza compartilhando com tantas pessoas?

4. As pessoas comumente são enganadas porque estão em busca geralmente de fórmulas mágicas inexistentes.

Se você busca o caminho para uma grande conquista certamente já percebeu que ele é longo e exige muito esforço e determinação de sua parte. E essa é a regra para todas as pessoas.

A questão é que as pessoas todas querem atingir o sucesso mas não estão dispostas em caminhar por um longo caminho, muitas vezes dificultoso.

Por esta razão elas buscam fórmulas mágicas que são inexistentes, e quando fazem isso estão demonstrando que são pessoas ingênuas e inocentes.

Além disso, quando buscam essas fórmulas elas também se fazem presas fáceis e vulneráveis para as pessoas que manipulam.

É muito fácil perceber quantas pessoas estão sendo enganadas dessa forma. Geralmente são aquelas que acreditam quando simplesmente leem títulos do tipo: “Emagreça 10Kg em apenas 5 dias”, “Aprenda inglês em uma semana”, “Ganhe R$ 1000 por dia sem trabalhar”, e muitas outras semelhantes.

É necessário parar de ver as coisas como elas parecem ser deixando de buscar as fórmulas mágicas e consequentemente de ser enganado.