Como identificar oportunidades de negócios? - Blog Conectabem

Neste artigo você irá aprender a como identificar de uma maneira bem simples as oportunidades de negócios que se apresentam em seu caminho.

Mas não é somente isso. Você também ao ler este artigo aprenderá como aproveitar cada uma dessas oportunidades.

Então continue a leitura!

Como você deve identificar oportunidades de negócio?

É importante que você saiba que as oportunidades de negócio são fáceis de serem encontradas. A questão é que muitas vezes ficamos enclausurados em nossa rotina e aí não percebemos aquele crescimento que gostaríamos de ter em nossos mundos.

Então se você está nesta situação, continue a leitura desse artigo porque listaremos conselhos que te ajudarão a identificar as oportunidades de negócios que existem no mercado.

1. Identifique o que as pessoas querem

Não saber exatamente o que as pessoas querem, ou seja, o que elas desejam, é um erro grave quando se quer iniciar um negócio.

Às vezes pensamos que nossas ações e a forma como percebemos o mundo estão extremamente corretas, mas diante disso esquecemos o que é mais importante: O público-alvo.

Você deve ter sempre em mente que o público-alvo ou os clientes são as chaves mais importante para qualquer negócio.

Então se você identificar o que eles querem, suas oportunidades de negócios serão aumentadas e você poderá visualizar produtos e serviços comercializáveis

2. Identifique os problemas que existem em seu negócio

Se você já possui um negócio mas quer ampliá-lo buscando assim novas oportunidades, então o que deve fazer é identificar os problemas que já existem nesse negócio que você está tocando.

Isso deve considerar desde o mal entendido até aqueles clientes que são problemáticos em potencial.

É importante saber que os problemas que você enfrenta com os seus clientes, tem dois motivos: Uma boa recomendação ou uma má recomendação.

Observe que quando você resolve exatamente o problema de um cliente, o mínimo que você receberá será uma avaliação neutra. Mas na verdade, eles avaliarão e recomendarão positivamente.

Saiba que a venda feita por recomendação é de forma clara uma oportunidade de negócio e na maioria das vezes deixamos passar.

Para que esses problemas não aconteçam, mantenha solícito seus empregados e ofereça os serviços com perfeição.

Veja com eles os feedbacks e procure saber como poderá melhorar o atendimento.

3. Identifique as tendências do mercado

Outro problema que acontece com pessoas que já possuem um negócio mas querem ampliarem, ou com aquelas que estão em busca de novas oportunidades de negócios, é o fato de não se fixar nas tendências atuais do mercado.

É importante esclarecer que tudo aquilo que passou a ser moda é necessário você aproveitar como uma grande oportunidade de negócios.

Um exemplo prático aconteceu na época do Pokemon GO? Ali havia uma menina que montou uma pequena mesa com produtos do Pokemon GO, e ela ganhava cerca de 180 Euros por dia.

Muitas pessoas achavam que ali era apenas uma questão de tempo e logo todos se esqueceriam do Pokemon GO. Mas a questão é que ali estava um Pokemon GO na moda, era assim uma tendência no mercado atual.

4. Participe de feiras, eventos e cursos

Participar de feiras, de eventos e fazer alguns cursos é certamente uma das formas mais simples, fácil e viável para encontrar novas oportunidades de negócio.

Saiba que em tais lugares sempre haverá pessoas com os mesmos intuitos que os seus. Seus objetivos são buscar novas oportunidades bem como adquirir produtos e serviços.

Não importa se você participa de uma feira ou evento na condição de expositor ou de consumidor.

O importante é você ter um bom relacionamento com os clientes, em caso de ser um expositor, ou com os proprietários de negócios, caso você esteja participando como consumidor.

Como você pode aproveitar as oportunidades de negócios?

Se você já identificou alguma oportunidade de negócio, é necessário agir prontamente de forma a aproveitá-la.

Sugerimos algumas recomendações após a identificação de uma oportunidade de negócio:

1. Atue de forma rápida

Uma vez identificada uma oportunidade de negócio então não perca tempo, seja precavido e proativo e atue de forma rápida.

Não é permitido você ficar horas e dias analisando a oportunidade com vista a encontrar algum pretexto para não atuar.

2. Atue sem medo

Quando se identifica uma oportunidade de negócio muitas pessoas são tomadas pelo medo e decidem esperar. Isso simplesmente fará com que você perca a oportunidade.

É necessário atuar sem ficar esperando que o medo venha estragar a sua força. Você deve ser um tanto atrevido e mesmo assim atuar apesar de sentir medo.

3. Não fique esperando o momento ideal

O momento ideal geralmente não existe, ou se ele existe, é exatamente o agora, o já!

Neste momento você deve atuar de forma rápida e sem medo logo que identificar uma oportunidade.

É importante saber que se você protelar a sua ação, poderá ser qe mais tarde você não tenha mais ânimo de agir.